quinta-feira, 24 de julho de 2014

As meninas mulheres





            Após leitura do texto de BAUMAN, O surgimento das meninas-mulheres, e discussões em sala de aula, fica a dúvida se as crianças estão pulando a infância ou estão brincando de ser adultas, o fato é que esse sistema Capitalista que impulsiona ao consumo está afetando diretamente nossas crianças. Hoje em dia, a maioria das meninas, e cada vez mais novas, estão sendo bombardeadas com produtos que há algum tempo atrás eram restritos ao universo adulto, como maquiagens, esmaltes, sapatos com salto alto, celulares... Em contrapartida, as mães acham lindo suas filhas estarem vestidas de mini adultos e aumentam as vendas desses produtos e isso vai se tornando um ciclo vicioso, pois quanto mais consumidores, mais produtos novos surgem. São artigos adultos com figuras infantis, que tornam cada vez mais atrativo às crianças, que na contemporaneidade consomem bem mais que há tempos atrás.

              O autor descreve que as meninas de 9 anos já pesam em fazer economia para fazerem plásticas e se preocupam excessivamente com a beleza, seja a partir de um cabelo tratado, unhas feitas, corpo esbelto, roupas de grife e da moda... Todos os fatos narrados por Bauman, levantam uma serie de questionamentos... Quem são essas crianças? Como conseguirei, em minha vida docente, atrair elas para que se interessem pelas aulas? Que estratégia devo traçar para atingi-las?

              Pensando nisso, acredito que não posso negar essa realidade que nos rodeia, mas posso mostrar a elas o quanto ser criança, se vestir e agir como tal é divertido e que terão muito tempo se preocuparem com coisas de adultos. Isso eu só atingirei se conseguir fazer com que elas valorizem o que são e entendam que já existem, que são importantes nesta fase da vida, uma vez que entendo que essas crianças pensam que "o que vão ser quando crescer" e se esquecem que já são; que são sujeitos ativos, fazedores de cultura, seres que participam, que existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário