quarta-feira, 30 de julho de 2014

Importância das mídias na educação



             Durante um semestre de estudos na disciplina Mídias e Educação, muitas foram as aprendizagens e as inquietações adquiridas. Entendi que tudo que vincula nas mídias, sejam elas através da internet, jornais, revistas, televisão, todas tem um público alvo, a quem se destinam. Todas as programações levam em consideração a quem se endereçam e tem em sua criação pessoas que se dedicam apenas a saber o que as pessoas querem ter, o que querem ser e, desta forma, produzem e vendem os sonhos para elas. Percebi também que um dos grandes vilões do consumismo exagerado por parte dos pais para os filhos é o sentimento de culpa por sua ausência. Como eles precisam trabalhar fora, compensam com presentes e procuram dar, o máximo possível,  o que seus filhos lhes pedem. Isso é um ciclo vicioso, pois quanto mais se gasta, mais se tem que trabalhar. 
             Entendendo um pouco dessa lógica, me inquietei no sentido de que essas pessoas conseguem nos envolver de tal forma que passamos horas, às vezes dias, esperando por um determinado programa e , enquanto educadores, não conseguimos despertar esse interesse nos educandos para assistir a aula seguinte... Muito comum é ouvi-los dizendo : Que  saco! Não queria ter vindo à aula hoje!  E me questionei: Por que não ser um pouco como essas pessoas e pensar no público a quem endereço as aulas? Por que não estuda-los e ver o que querem ser, o que já o são? Pensando nisto, entendendo um pouco mais que as Mídias não são vilãs que roubam a atenção dos discentes, mas sim aliadas nesta busca constante de fazer com que nossos alunos interajam nas aulas, procurarei levar para dentro das salas de aulas essa tecnologia e os aprendizados da disciplina para usa-los em prol da construção dos saberes meus e dos educandos.

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